terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ABERTURA DA LIGA 2009


PESSOAL DIA 28/02/2009 SERÁ REALIZADA À ABERTURA DA LIGA 2009 

A REUNIÃO SERÁ FEITA NO PRÉDIO DE FISIOTERAPIA COM A PRESENÇA DE ALGUNS PROFESSORES E COORDENADORES 

CONTAMOS COM AH SUA PRESENÇA 
NO DIA SERÁ FEITO A DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS E DE MUDANÇA DE CARGOS NA LIGA ACADÊMICA { SECRETÁRIO , TESOUREIRO , PROMOTER E ETC } 

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TOODOS

ATÉ LÁ

BEEIJOS E ABRAÇOS

Fisioterapia comemora ações desenvolvidas em 2008


Fisioterapia comemora ações desenvolvidas em 2008
Atividades práticas do curso motivam os alunos para o exercício da profissão; comunidade reconhece serviços prestados

O curso de Fisioterapia da Unicastelo campus Descalvado promoveu em 2008 diversas atividades de estímulo à formação dos alunos. “Temos a missão de oferecer aprendizado de qualidade aos nossos alunos e para isso procuramos realizar ações práticas para auxiliar nos conteúdos ministrados em sala de aula. Percebemos a satisfação deles quando entram em contato com as atividades da profissão”, disse a coordenadora, Patrícia Gallo.

Atendimentos, viagens e palestras foram programados pelos docentes do curso. A primeira atividade foi no Dia Internacional da Mulher, quando a universidade preparou uma estrutura para prestar orientações e atendimentos específicos à saúde e estética femininas. As participantes receberam sessões de drenagem linfática e massagem relaxante, bem como informações sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, incontinência urinária e hipertensão. 

O curso de Fisioterapia foi convidado para oferecer suporte a um torneio regional de tênis promovido por um clube da cidade. Os alunos orientaram alongamentos e atenderam eventuais lesões sob coordenação dos docentes. Outra atividade na área esportiva foi uma visita ao clube Guarani, em Campinas, onde os discentes passaram um dia todo acompanhando a rotina dos jogadores e principalmente, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do fisioterapeuta em um clube de esportes. 

Os professores levaram os alunos para conhecer as atualizações da profissão na Feira Internacional em Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech, em São Paulo. Além de novos métodos, causaram impacto as maneiras de inclusão de portadores de necessidades especiais que se apresentaram em danças, teatros e demonstrações de ginásticas. 

A universidade foi representada na Feira de Saúde, promovida por um colégio da cidade de São Carlos. Os profissionais da Unicastelo apresentaram aos participantes do evento – alunos do Ensino Médio e população em geral – como funcionam as áreas de atuação do fisioterapeuta e onde ele pode auxiliar. 

A Semana de Fisioterapia destinada a alunos, egressos e profissionais da área, também foi concluída com êxito. Palestrantes da cidade e região abordaram temas relevantes sobre a profissão. 

Além das atividades destinadas aos alunos, a Unicastelo colabora em eventos promovidos pelas empresas. A professora Rosemary Oliveira ministrou a palestra Ergonomia e Saúde do Trabalhador aos funcionários da Mineração Descalvado e abordou outros temas relacionados à saúde do trabalhador. 

A universidade possui docentes nos conselhos municipais de saúde de Descalvado e Araraquara. Esta representação é importante para discutir diversos temas ligados à saúde pública e melhoramento da capacidade profissional. 

Estas atividades são reconhecidas pela comunidade local e da região. Os estágios do curso são realizados em entidades assistenciais e hospitais públicos. Além disso, a universidade possui clínica de fisioterapia preparada para prestar atendimentos nas áreas neurológicas e ortopédicas para toda população. Este reconhecimento é comprovado pelo conceito 4 obtido no MEC (Ministério de Educação e Cultura). 

Os docentes do curso estão elaborando outras atividades para o ano letivo de 2009. “Pretendemos melhorar as atividades já praticadas e criar novos eventos”, finaliza Patrícia.

Justiça determina que plano de saúde oferte drenagem

ustiça determina que plano de saúde oferte drenagem
Decisão do TRF é uma vitória para a população e para os profissionais


O Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo determinou que a seguradora de saúde Amil oferte tratamento de drenagem linfática realizado por fisioterapeutas para seus clientes em todo o país. A autorização é obrigatória sempre que houver indicação terapêutica.

Trata-se de uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, em face da Amil, que se recusou a dar cobertura ao tratamento de drenagem linfática a uma cliente que apresentava linfedema, apresentando, portanto, indicação médica. Na ocasião, a seguradora alegou que o procedimento era realizado por esteticistas e, portanto, estava fora da cobertura dos planos de saúde.

Com base em um parecer do Crefito-SP, o MPF sustentou que “a drenagem lifática é um dos recursos terapêuticos manuais utilizados pelo fisioterapeuta para o tratamento do linfedema”, devendo, assim, ser coberta pelo Plano de Saúde. Ressalte-se ainda a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), criada para regrar e acompanhar os serviços prestados pelos planos privados de saúde, de forma a atender os interesses da população, dos profissionais e das seguradoras. Em 2007, a ANS editou a Resolução Normativa n° 167, estabelecendo que os planos de saúde devam ofertar, entre outros procedimentos, a "reeducação e reabilitação do sistema linfático e/ou vascular periférico", neste compreendida a drenagem linfática. Essa resolução também prevê um número ilimitado de sessões de Fisioterapia aos segurados.

Além de ter que cobrir o tratamento de drenagem linfática a ser realizado por fisioterapeuta, a decisão judicial mantida pelo TRF ainda determinou que a Amil deve notificar todos os seus clientes por meio de cartas e comunicação de grande alcance que os mesmos têm direito ao tratamento de drenagem linfática.

 A ANS também foi condenada a fiscalizar, em todo o território nacional, se a Amil está cumprindo com as suas obrigações em relação à cobertura do procedimento de drenagem linfática com finalidade terapêutica.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, a procuradora Maria Emília de Moraes Araújo afirma que a decisão do TRF está em consonância com a atuação do Ministério Público de coibir a negativa dos planos de saúde em oferecer a cobertura de procedimentos necessários para seus pacientes. “Temos agido de várias formas para coibir a atuação dos planos de saúde que, por exemplo, negam-se a garantir o acesso a uma prótese, mesmo ela sendo necessária”, ressalta a procuradora.

O Crefito-SP tem levado ao conhecimento do MPF todas as denúncias contra o SUS e planos privados de saúde, quando estes se negam a ofertar os serviços do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Você pode ajudar, orientando o seu paciente/cliente a enviar a denúncia para o Crefito-SP (ouvidoria@crefitosp.gov.br). “Ao obrigar o governo e as seguradoras a ofertar Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o MPF está ajudando a todos. Ganha a população, que passa a ter uma vida mais saudável, ganha o profissional e ganha o governo e as próprias seguradoras, com a redução dos custos de saúde. Ao ofertar esses serviços, evita-se a internação em hospitais, diminuindo o sofrimento do paciente e também os gastos com doença”, afirma o presidente do Conselho, Prof. Dr. Gil Lúcio Almeida.

 

Francine Altheman

Comunicação Crefito-SP