terça-feira, 13 de outubro de 2009






segunda-feira, 12 de outubro de 2009

13 de outubro
Vamos nos mobilizar todos os dias do ano!


O Crefito-SP vem mobilizando autoridades, profissionais e a população durante os 365 dias do ano, não somente no dia 13 de outubro, quando se comemora o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

Acreditamos que nossa luta deve ser constante e que o dia 13 de outubro é um dia para comemorarmos, nos orgulharmos de quem somos e o reiniciar um novo ciclo.

Nossa grande batalha hoje é pela empregabilidade. Para melhorar o mercado de trabalho para nossos profissionais, a solução é inseri-los nos serviços públicos de saúde. Essa ação não somente empregaria mais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais como também mudaria os paradigmas da saúde atual, que privilegia a doença em detrimento da saúde.

No entanto, para inserir esses profissionais é necessário o apoio de políticos que proponham leis para a inclusão da fisioterapia e da terapia ocupacional nos programas de saúde dos municípios.

É com esse propósito que o Crefito-SP tem promovido audiências públicas com prefeitos, secretários de saúde e vereadores nas principais cidades do Estado, propondo ações e estratégias para melhorar a qualidade na prestação do serviço de saúde, inclusive cortando custos para os cofres públicos (veja o projeto apresentado).

O Crefito-SP também tem atuado juridicamente para melhorar as condições de trabalho de seus profissionais, em especial na defesa da atuação do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional quanto à proteção da prática de seus atos privativos.

Por outro lado, o Departamento de Fiscalização (Defis) está mapeando todo o Estado de São Paulo, verificando a negativa de atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional pelos órgãos públicos, a fim de levar tais dados e reclamações ao conhecimento do Ministério Público Federal (MPF).

O Crefito-SP ainda utilizará os dados compilados pelo Defis em representação ao MPF contra a absurda obrigatoriedade da prescrição médica para cobertura do atendimento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional por parte dos planos de saúde (Resolução ANS 167).

Portanto, neste dia 13 de outubro, o Crefito-SP incentiva qualquer ação que pretenda resgatar a dignidade do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Mas ressalta que ações isoladas podem ser potencializadas se feitas em conjunto. É por isso que o Crefito-SP age de forma coordenada com os demais Conselhos, com o Coffito e com as associações profissionais.

Para comemorar esses 40 anos, o Conselho está preparando uma campanha para o meses de outubro e novembro. Mais de 200 mil folders sobre as duas profissões serão distribuídos durante os próximos feriados nos pontos de principal aglomeração das cidades do Estado. Além disso, 71 outdoors estarão espalhados pelas rodovias do Estado e 45 cartazes estarão circulando nos vagões do metrô da cidade de São Paulo.

O Crefito-SP também vai inaugurar sua nova sede, um prédio de 12 andares, no coração da cidade de São Paulo, próximo à Avenida Paulista, todo automatizado e com o que há de mais moderno em termos de tecnologia da informação. O Conselho vai aproveitar a data para homenagear 40 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que tiveram grande destaque na profissão, seja na área clínica, de pesquisa e política, com a "Calçada Mão da Fama", gravando na calçada da nova sede os moldes das mãos desses profissionais.

Não deixe de participar. Se receber o nosso folder ou souber de alguém que tenha recebido, mande seu relato e envie também uma foto.
Se vir o nosso outdoor, tire uma foto e mande para o Crefito-SP. Sua foto será colocada em nosso mural, no site do Conselho.
Envie para francine@crefitosp.gov.br.