No último dia 9 de agosto, o Crefito-SP realizou a Campanha de Conscientização Populacional pela Valorização da Saúde em cerca de 60 cidades do Estado de São Paulo. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e associações promoveram a campanha em local de grande circulação de sua cidade, com atividades para a população, palestras, orientações, avaliações posturais e distribuição de material informativo sobre as profissões. Mais de um milhão de folders explicativos e panfletos foram distribuídos, produzidos com o apoio da Universidade Paulista (Unip) e da Universidade Nove de Julho (Uninove).
Na capital paulista, o evento foi realizado na Estação Sé do Metrô, com apoio da Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), e no Parque Ibirapuera, com apoio da Universidade São Camilo.
Na Sé, professores, profissionais e alunos da Fisioterapia atenderam os usuários do metrô com uma análise respiratória contra o tabagismo. O atendimento consistia em avaliar o perfil e os sinais vitais do entrevistado e realizar testes com inspirômetro de incentivo, com bexiga e de fadiga. Além disso, o usuário era orientado sobre o trabalho do fisioterapeuta.
No Ibirapuera, a equipe de fisioterapeutas fez avaliação postural e avaliação dos pés (podoscopia). Já a equipe de terapeutas ocupacionais fez avaliação de preensão e teste de memória.
Somente na cidade de São Paulo, foram atendidas mais de 7 mil pessoas. O objetivo foi atingido na medida em que a população foi informada sobre seu direito à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida, além da avaliação da saúde funcional dos cidadãos paulistanos. Também foi um modo de mostrar às autoridades políticas a urgência de se ampliar os serviços de fisioterapia na rede pública de saúde. O presidente do Crefito-SP, Dr. Gil Lúcio Almeida, explica que se o governo oferecesse meia hora de atendimento de fisioterapia por ano a cada um dos brasileiros, pagando o piso salarial a cada profissional, ele gastaria R$ 2 bilhões, um valor seis vezes menor do que os R$ 12 bilhões gastos pelo governo em 2007 com auxílio-doença a trabalhadores afastados. “Não temos a menor dúvida quanto à redução significativa da demanda por esses recursos de auxílio-doença se o governo implementar uma política ampla de oferta dos serviços dos profissionais da saúde”, diz.
A campanha continua. No dia 11 de outubro, em comemoração pelo Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, o Crefito-SP realizará o evento e vai buscar a adesão de outras cidades, além de implantar outros postos na cidade de São Paulo.
Breve estaremos disponibilizando no site a cobertura da Campanha em outras cidades do Estado. Aguarde!
Veja as footos :
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Campanha pela Valorização da Saúde foi um sucesso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário