quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
SERT capacitará mil deficientes
Esta iniciativa integra o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), que pretende beneficiar, até o final deste ano, cerca de 30 mil profissionais desempregados.
Os cursos, que foram selecionados por meio do Diagnóstico para o PEQ realizado pela SERT, são os seguintes: empregado doméstico, faxineiro, jardineiro, recepcionista, vendedor de comércio varejista, controlador de entrada e saída, operador de computador, operador de telemarketing, técnico de vendas, assistente administrativo, porteiro de edifícios, auxiliar de escritório, recreador, governante de hotelaria e guia de turismo.
No primeiro momento serão passadas aos alunos noções de cidadania, comunicação, trabalho em equipe ética e liderança. Eles também aprenderão a planejar e executar alternativas para a geração de renda. Somente na segunda fase, que eles serão encaminhados para as disciplinas dos cursos escolhidos.
Quem ministrará essas aulas é a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE). “Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho da AVAPE em outros projetos que foram executados com muita competência. Isso foi determinante para que escolhêssemos essa instituição como parceira ideal neste projeto”, explica Juan Carlos Dans Sanchez, coordenador do PEQ.
Serviço: portadores com deficiência interessados em se candidatar em um dos cursos devem se inscrever pelo telefone (11) 3055-5000. Quem preferir pode comparecer a uma das unidades da AVAPE, localizadas nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Mauá, Santos, Cubatão, Tatuí, São José dos Campos e Taubaté. Os endereços podem ser encontrados no site www.avape.org.br.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Unicastelo inaugura clínica de enfermagem amanhã
A Unicastelo campus São Paulo inaugura em 3 de dezembro, às 10h, a clínica de enfermagem que será aberta à população a partir de fevereiro do ano que vem. Com foco na prevenção de doenças, professores e alunos do curso de Enfermagem atenderão funcionários da universidade e a população da região. A nova estrutura conta com três consultórios, uma sala de curativos para doenças de alta complexidade e uma sala de vacinação. A coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Maria Costa Carneiro, estima que estejam presentes na inauguração a reitoria da Unicastelo, representantes das entidades de saúde da região, ativistas comunitários, e professores e alunos do curso.
A clínica fica na Rua Carolina Fonseca, 727 – Itaquera.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Musculação diminui o risco de diabetes em idoso, informa pesquisa
O que fazer depois dos 60 anos para preencher o tempo livre da aposentadoria? Musculação. Entre levar uma vida sedentária trancafiado dentro de casa ou freqüentar uma academia é melhor seguir a segunda opção. Pode parecer um passatempo voltado aos jovens, mas um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que o exercício físico com pesos reduz os riscos dos idosos desenvolverem a diabetes não hereditária.
A pesquisa orientada pela professora Mara Patrícia Traina Chacon Mikahil, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, submeteu dez homens acima de 60 anos - sedentários e saudáveis - ao treinamento com pesos durante 16 semanas.
O resultado foi comparado com um outro grupo formando por oito idosos. Foram avaliados os efeitos dos exercícios sobre a resistência à insulina (RI) - hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue -, composição corporal e força muscular.
O grupo que se exercitou apresentou o índice de Homeostasis Model Assesment (Homa), que mede o fator de RI, abaixo de 2,71. Em idosos, o número acima desse valor significa que possui potencial para desenvolver a diabetes mellitus tipo 2.
Os exercícios físicos não diminuem esse fator, mas o aumento da força muscular significa menor risco no desenvolvimento da doença. Principalmente, porque a gordura corporal relativa do corpo diminui.
Denise Reis Franco, endocrinologista e coordenadora de educação em diabetes da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) explica que no idoso a doença é silenciosa. “Ele se sente cansado, desanimado e deprimido e acredita que isso não é nada”, conta.
“Quando vai realizar um exame de rotina ou apresenta alguma complicação como um infarto, acaba descobrindo a doença”, diz.
A maioria dos adultos desenvolve a doença por volta dos 40 anos. A partir dessa idade, é comum ela estar associada a outras doenças como hipertensão.
A diabete pode causar doenças cardiovasculares, insuficiência renal e até cegueira. “Depois dessa complicação da doença, só basta tratar”, diz Denise.
Fonte: COREN - SP
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
O Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Cartilha NASF para Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Profissional: Você sabe dizer se o seu município já implantou Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf)? Se a resposta é não, procure se informar. As prefeituras devem criar estes núcleos enviando uma solicitação à Secretaria Estadual de Saúde (SESA). O município escolhe cinco diferentes profissionais da área da saúde para auxiliar no atendimento à população. O objetivo é ampliar a assistência e a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). E os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais serão fundamentais neste trabalho!
Procure a Secretaria Municipal de Saúde e proponha a contratação de profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na sua cidade. Clique em um dos links abaixo para acessar a Cartilha do NASF: - Fisioterapia
http://www.crefito8.org.br/down/CartilhaNASF_Fisio.pdf
Fonte: Crefito8
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Cimest reúne os maiores nomes da estética
Durante o período de vigência, o site evento foi visitado por cerca de 40 mil pessoas e mais de 1.200 fizeram inscrição para a feira e cerca de mil para o Congresso.
Entre os palestrantes do evento estavam fisioterapeutas, médicos, enfermeiro, biólogo, nutricionista, esteticistas, cosmetologistas, administrador de empresas, evidenciado a multidisciplinaridade do evento e trazendo ao público as maiores autoridades científicas e clínicas nacionais e internacionais.
Os empresários do setor que participaram da Feira também fizeram apresentações em Workshops e demonstrações durante os três dias de evento. As empresas participantes foram as seguintes: SPA DA PELE, ADVICE MASTER, INVEL, FISIOLINE, LIVRARIA MÉDICA PAULISTA, PEELINE, VALMARI, CK, BELLA SKIN, CENTRAL MED, FÁTIMA DUBENA SEMI JÓIAS, SKINER, DGM, PILATES, KLD, ECCO, KW, IBRAMED, VITADERM, BIOSET, JIKI, IBRAPE, HTM, PERSONALITÉ, QUASAR, VIDA ESTÉTICA, FUJI YAMA, AFB e CREFITO-SP.
O Crefito-SP aproveitou a oportunidade para se reunir com os empresários e reafirmar o compromisso das empresas manterem seus produtos registrados na Anvisa, evitando assim que os profissionais utilizem produtos e equipamentos que possam causar danos aos seus pacientes. “Todos assumiram o firme compromisso com o Crefito-SP no sentido de trabalharmos junto com a Anvisa, para que todos os produtos e equipamentos fabricados, comercializados e usados na área da estética possam garantir a saúde da população. Esse compromisso com o cliente/paciente é o caminho para a promoção da vida saudável e o melhor pacto social que as partes envolvidas poderiam assumir. Esse é o grande sucesso do evento”, afirma o presidente do Conselho, Prof. Dr. Gil Lúcio Almeida.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
CURIOSIDADES : Alongamento diminui ansiedade, estresse e depressão
VEJA NA FOOTO ALGUNS ALONGAMENTO BEM FÁCEIS DE SE FAZER :
CLIKE NA FOTO PARA VER MELHOR OS EXÉRCICIOS
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Cursos com Inscrições Abertas

PESSOAL QUEM GOSTA DE FAZER CURSOS VAI GOSTAR DESSA DICA AQUI
O SITE DO PORTAL DA FISIOTERAPIA RELACIONOU ALGUNS CURSOS QUE JÁ COMEÇAM ESSE MÊS , PARA VOCÊ AUMENTR SUA GRADE CURRICULAR
VEEJA NO SITE ABAIXO OS CURSOS RELACIONADOS
http://www.portalfisioterapia.com.br/fisioterapia/cursos/cursos.asp
sábado, 1 de novembro de 2008
VÍDEO DA AULA DE PILATES DADA PELA PROFESSORA NAZARETI ALVES
VEJAM UM VÍDEO COM ALGUNS EXERCÍCIOS REALIZADOS NA AULA :
PALESTRA : PILATES
NA MANHÃ DESSE SÁBADO OCORREU A PALESTRA SOBRE PILATES , REALIZADA NO PRÉDIO DE FISIOTERAPIA .
O que é Pilates?
O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos
sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
Você controla sua alimentação? Saiba agora se está dentro do peso saudável.
As aulas apresentam:- Exercícios suaves e eficazes;- Poucas repetições de cada movimento;- Grande repertório de exercícios;- Aulas únicas, evitando monotonia;- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;- Resultados rápidos e duradouros;- Construção de uma postura correta e natural;- Não há desgaste físico.Benefícios:- Aumenta a resistência física e mental;- Alongamento e maior controle corporal;- Correção postural;- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;- Melhora da coordenação motora;- Maior mobilidade das articulações;- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;- Fortalecimento dos órgãos internos;- Aumento da concentração;- Trabalha a respiração;- Promove relaxamento.Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.Várias academias dispõem destas aulas. Experimente!O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos.Nós conversamos com Inélia Garcia, a Diretora do Studio Pilates do Brasil, que segue as orientações originais de Joseph H. Pilates. Veja também fotos dos aparelhos.
VEJA AKI ALGUMAS FOTOS DA PALESTRA :
AGUARDEM A PRÓXIMA PALESTRA !!!
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Fisioterapia São Paulo recebe três estrelas no Guia do Estudante
O curso de Fisioterapia da Unicastelo campus São Paulo conquistou três estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e constará da publicação GE Melhores Universidades 2008.Desde 1988 o Guia do Estudante encara o desafio de avaliar a qualidade do Ensino Superior. No Brasil existem mais de 23 mil cursos superiores. Em 2005, do total avaliado, 1.558 cursos superiores de todo o país receberam estrelas: 329 foram considerados excelentes e mereceram 5 estrelas; 550, muito bons e ganharam 4 estrelas; e 679, bons com 3 estrelas. Em 2006 o número de cursos estrelados aumentou em quase 50%. Foram 2.280, de 355 escolas. Um crescimento que reflete melhoria significativa na qualidade do Ensino Superior brasileiro.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
CURSOS : Ergonomia nas Empresas - 14 a 19 de novembro
Ergonomia nas Empresas - 14 a 19 de novembro
O curso proporciona uma visão prática e objetiva da Fisioterapia do Trabalho e da prática da Ergonomia nas Empresas, capacitando o Profissional a desenvolver estudos, laudos e análises técnicas. Extensão Profissional. Incluso pacote (hospedagem + alimentações + café da manhã + translado + CD).
mais informações acesse o Link abaixo :
http://www.fisionet.com.br/cursosfisionet/cursos/interna.asp?cod=17
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
DIA DO FISIOTERAPEUTA

Fisioterapeutas são profissionais que tratam de pacientes com dificuldades respiratórias, dores musculares e dificuldades nos movimentos, principalmente da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios.
As atividades dos fisioterapeutas incluem criar e aplicar exercícios para: • aumentar a capacidade respiratória de pacientes com problemas respiratórios; • desenvolver a capacidade física e motora de bebês e crianças com problemas neurológicos; • estimular a musculatura e treinar a coordenação motora de pessoas idosas e com deformações, artrites, reumatismo e outros problemas nas articulações; • evitar problemas circulatórios e posturais em gestantes e fazer treinamento para o parto; • promover a recuperação motora de doentes com seqüelas de traumatismo craniano, derrame cerebral ou paralisia; • tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, a chamada reeducação postural global (RPG). Além disso, usam recursos como eletricidade, calor e frio, raios laser, ultravioleta ou infravermelhos e exercícios na água para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações. Atuam também na área da medicina estética, auxiliando cirurgiões plásticos no processo de recuperação de pacientes.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Nervos confusos causam dor no lugar errado
Quando alguém tem um ataque cardíaco, um dos sintomas clássicos é uma pontada de dor que sobe pelo braço esquerdo. Agora, surgiu a conclusão de que esse sintoma tem algo em comum com uma forma muito mais benigna de dor: a dor e cabeça que algumas pessoas sentem quando comem sorvete rápido demais. Ambas são exemplos do que os médicos definem como dor referida, ou dor que é sentida em outra área do corpo que não aquela da qual se origina. Essas excentricidades sensórias incluem dores de dente causadas por torção da porção superior das costas, dor nos pés causada por tumor de útero e desconforto nos quadris causado por artrite no joelho. A dor referida pode dificultar os diagnósticos e resultar em injeções de cortisona desnecessárias ou em local indevido, extrações de dentes e cirurgias. Agora, ao tentar descobrir os padrões e causas do fenômeno, os pesquisadores afirmam que estão adquirindo maior compreensão sobre como o sistema nervoso funciona e como seus sinais podem se emaranhar. "O corpo pode realmente enganar quem está tentando determinar a causa de uma patologia", disse Karen Berkley, professora de neurociências na Universidade Estadual da Flórida. As pesquisas dela têm por foco a dor referida causada pela endometriose e essas dores podem se fazer sentir em pontos distantes do corpo, como a mandíbula. Uma possível explicação se refere à maneira pela qual as fibras nervosas do corpo convergem na e enviam sinais pela coluna dorsal. Cada insumo nervoso porta volume espantoso de informação sobre o corpo. "O que supomos aconteça é que a informação ocasionalmente perca sua especificidade, ao se mover pela coluna em direção ao cérebro", disse Berkley. Na constante dinâmica de excitação e inibição que ocorre durante o transporte de inumeráveis impulsos nervosos, ela prossegue, "nem sempre podemos discernir de onde provém uma mensagem sensória". Em geral os sinais confusos surgem de nervos que se sobrepõem ao entrar na coluna dorsal - do coração e do braço esquerdo, por exemplo, ou da vesícula e do ombro direito. Essa chamada adjacência de impulsos nervosos provavelmente explica por que algumas pessoas reportam uma sensação em suas coxas quando precisam ir ao banheiro ou sentem os dedos dos pés formigando durante um orgasmo. Além disso, quando o estímulo deriva dos órgãos internos, a sensação é muitas vezes percebida como oriunda do peito, braços, pernas, mãos ou pés. "O cérebro está mais acostumado a sentir algo nessas regiões do que nas vísceras", disse Gerald Gebhart, diretor do Centro de Pesquisa sobre a Dor da Universidade de Pittsburgh. Em estudo publicado no ano passado, pesquisadores da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, aplicaram substâncias irritantes nos intestinos grossos e delgados dos participantes, e encontraram fluxo sangüíneo ampliado e temperaturas elevadas em locais de dor referida no tronco e nas extremidades do corpo. O estudo foi publicado pelo European Journal of Pain. A dor também pode ser referida a áreas que não apresentam nervos sobrepostos. Isso ocorre mais freqüentemente depois de uma lesão, de acordo com o Dr. Jon Levine, neurocientista da Universidade da Califórnia em San Francisco. Isso pode acontecer, de acordo com ele, devido à "memória da dor", que faz com que o cérebro tenha mais probabilidade de "experimentar uma sensação nova como proveniente de um local que já sofreu passadas lesões". Diversos estudos usando sistemas de ressonância magnética sustentam essa hipótese. Áreas do cérebro que correspondem a porções do corpo que já tenham sido lesionadas muitas vezes se iluminam quando outra parte do corpo é cutucada ou estimulada. Inflamação generalizada e persistente em resposta a uma lesão atual ou passada por causar o que os médicos definem como "sensibilização periférica", ou excitação de nervos em outras partes do corpo. Esses nervos somáticos ficam em alerta elevado e prontos a disparar sinais de dor diante da menor provocação. O Dr. Emeran Mayer, gastroenterologista da Universidade da Califórnia em Los Angeles e estudioso da dor referida no abdome, diz que "quanto mais dor uma pessoa tenha experimentado ou esteja experimentando, mais provável que encontremos lugares de referência atípicos". A dor referida também pode derivar dos pontos de deflagração - nódulos tensos que se desenvolvem no interior dos músculos. Esses pontos foram descritos pela primeira vez nos anos 60, pela Dra. Janet Travell, que tratava das dores nas costas do presidente John Kennedy. A matriz de pontos de deflagração e seu padrão previsível de dor referida apresenta "notável correspondência com os meridianos da acupuntura na medicina chinesa", disse o Dr. Jay Shah, do departamento de medicina de reabilitação no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Os tratamentos usados para essa condição podem incorporar não apenas analgésicos como remédios que acalmam o sistema nervoso central, como os medicamentos de combate à epilepsia e os que controlam a reabsorção de serotonina. A acupuntura e terapia dirigida aos pontos de deflagração também ganharam aceitação, bem como abordagens psicológicas que encorajam os pacientes a se concentrar na origem da dor e não no local que está doendo. Pesquisas conduzidas em 2003 na Universidade de Bath, Inglaterra, e publicadas pela revista britânica Rheumatology revelaram que as dores referidas dos pacientes se reduziam ou desapareciam se eles vissem o ponto em que a pressão estava sendo de fato aplicada. "Pacientes e médicos igualmente", disse Berkley, "precisam se recordar de que o local em que uma dor é sentida nem sempre será a origem do problema".
NÃO ENTREGUE A SUA VIDA NAS MÃOS DE LEIGOS

O Crefito-SP está apurando denúncias de que Clínicas em Campinas estariam prestando tratamento de Fisioterapia usando pessoas não habilitadas ao exercício da profissão. Informamos que o exercício da profissão de Fisioterapia e Terapia Ocupacional prestado por pessoas leigas não habilitadas pelo Crefito-SP caracteriza ilícito delito penal. A população de Campinas pode verificar no site www.crefitosp.gov.br se a pessoa que o está atendendo está autorizada pelo Estado a exercer essas profissões.
Solicitamos aos pacientes ou clientes que, por ventura, foram ou estão sendo vítimas desses atendimentos ofertados por leigos, que entrem em contato com a Ouvidoria do Conselho pelo e-mail ouvidoria@crefitosp.gov.br. Em especial, solicitamos que as pessoas vítimas de quaisquer lesões decorrentes desses atendimentos denunciem imediatamente os responsáveis ao Conselho.
Informamos também que se a sua Seguradora de Saúde estiver ofertando os serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de forma direta ou indireta, usando leigos, além de colocar a sua vida em risco, também comete ilícitos penais, administrativos e civis.
O Crefito-SP está tomando todas as medidas civis e criminais para proteger a sua vida.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
COM NOTICIAS SOBRE CONCURSO PUBLICO
CURSOS
ENTRE OUTRAS COISAS
http://www.mundofisio.com.br/
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
40 ANOS DE CIRURGIA DAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS NO BRASIL

40 ANOS DE CIRURGIA DAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS NO BRASIL26 de Setembro - Anfiteatro AInstituto Dante Pazzanese de Cardiologia - IDPC
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO SITE ABAIXO:
http://www.hcor.com.br/index.asp?fuseaction=40_anos_cirurgia&pag=insc&menu=14,126,0,0
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Queridos Amigos e Amigas, O seu clique solidário não custará nada. Digam aos seus amigos ainda hoje! O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama em conjunto com a Equipe do Site do Câncer de Mama gerenciam uma campanha que necessita de cliques para alcançar quotas que lhes permitam oferecer mamografias gratuitas a mulheres brasileiras necessitadas. Demora menos de 5 segundos, mas fará uma grande diferença acessar o site e clicar no botão cor de rosa que diz:"Campanha da Mamografia Digital Gratuita".
Acesse diariamente o Website: http://www.cancerdemama.com.br
Não demora e não custa nada, ajudem a detectar precocemente o câncer de mama. Ele tem cura!
Observação: Caso você ainda não saiba, 1% dos casos de câncer de mama acomete os homens.
Obrigado!
Instituto NEO MAMA
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
CURIOSIDADES : Pacientes confundem início de pneumonia com gripe
paciente que tem febre alta, tosse e dor no corpo não costuma procurar um médico para o diagnóstico, pois, provavelmente, seu caso é apenas uma gripe, certo? Nem sempre. Muitos casos de pneumonia não têm sintomas específicos e costumam ser parecidos com uma gripe comum --pelo menos até o terceiro dia. E, segundo os médicos, um diagnóstico tardio da pneumonia dificulta a melhora e pode representar um risco à saúde. Foi o caso do administrador de empresas André Close DAngelo de Carvalho, 40, que ficou com febre e dor de cabeça e imaginou que um antigripal, tomado no ambulatório, seria a solução dos problemas. Contudo, no sábado seguinte, foi diagnosticada uma pneumonia, e ele acabou ficando sete dias internado. A situação vivenciada por André se repete com freqüência, segundo o pneumologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Sérgio Ricardo Santos. Ele diz que, até o terceiro dia, pacientes com pneumonia podem ter apenas uma febre e dor no corpo. "No começo, é parecido. Mas, a partir de certa hora, o quadro evolui rapidamente. Ele fica com sintomas mais agressivos, como tosse com secreção em grande quantidade, cansaço e mal-estar geral. O paciente já não sai da cama e não apresenta melhora com remédios sintomáticos [analgésicos e antiinflamatórios]", diz. A pneumonia é caracterizada pela infecção ou inflamação no pulmão e pode ser causada por diferentes agentes, sobretudo bactérias (pneumococo). De acordo com o também pneumologista da Unifesp Oliver Nascimento, quanto mais cedo a pneumonia é diagnosticada, e o paciente começa a tomar antibiótico, melhor é a recuperação. Isso evita que a infecção evolua e se desenvolva em diferentes áreas do pulmão. Crianças Ricardo Santos afirma que as crianças estão entre as mais atingidas pela doença, porque costumam ficar bastante tempo em ambientes com aglomerações, como escolas. Os idosos são outro "público-alvo" da doença, porque o sistema imunológico mais frágil facilita seu desenvolvimento. Mas os adultos também podem ter a doença e não devem se considerar imunes --atitude que, aliás, ajuda para que o diagnóstico seja tardio. Ricardo Santos chama a atenção para a existência de fatores de risco, como o diabetes e o cigarro, que facilitam o desenvolvimento da doença, pois afetam o sistema imunológico. Há vacina para a pneumonia, mas só é indicada a pacientes em contato com doentes ou em casos específicos. Duração Apesar das semelhanças entre gripe e pneumonia, as diferenças são muitas. A gripe costuma durar entre cinco a sete dias e deve ser tratada com bastante hidratação e uma alimentação saudável. Pode-se usar remédios sintomáticos. Já a pneumonia leva de sete a dez dias para desaparecer, caso diagnosticada no início, e é tratada com antibióticos. O contágio, em ambas, é mais comum em locais fechados e, por isso, no inverno, sistemas de ar-condicionado contribuem para o início das doenças.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Fibromialgia: Convivendo com a dor
Artigos
Fibromialgia: Convivendo com a dor
Areolino Pena Matos
Ainda pouco conhecida pela população, classificada como doença reumática e descrita como entidade clínica isolada a pouco mais de trinta anos, a Fibromialgia acomete homens e principalmente as mulheres (90% dos casos) entre 30 e 50 anos e traz consigo uma mudança drástica na vida destes doentes.
A doença até o momento não tem cura, apresenta quadro com alterações físicas e psicológicas que em geral acompanham o indivíduo por muitos anos. O principal sintoma é a dor crônica e difusa em todo o corpo, associada à fadiga grave e distúrbios do sono. Some-se a estes as cefaléias, cólon irritável, manias, ansiedade e depressão, esta com sérias modificações no humor, no convívio social e na qualidade de vida do paciente.
O diagnóstico é puramente clínico, os exames de Raio X e de laboratório são normais, o que pode confundir profissionais não especializados. O exame inclui histórico do paciente e palpação de 18 pontos específicos no corpo, que auxiliam na detecção da inflamação crônica. Reumatologistas e especialistas em dor são médicos habituados na avaliação destes casos.
Apesar de não ter cura a moléstia pode e deve ser tratada, as modalidades que apresentam melhor resultados atualmente incluem exercícios aeróbios de baixo impacto que diminuem dor e melhoram o condicionamento (caminhada por exemplo). A fisioterapia, com alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular, aumenta a resistência à fadiga e combatem a dor. Alguns medicamentos como antidepressivos e analgésicos também são utilizados.
Para evitar o excesso ou atividade incorreta é fundamental que exercícios sejam conduzidos por profissional habilitado e conhecedor da doença.
Areolino Pena Matos é mestre e professor do curso de Fisioterapia da Unicastelo campus São Paulo.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
CURIOSIDADES :Rubéola pode causar danos irreversíveis, diz médico
O médico lembra que, mesmo quem já tomou a vacina, deve se vacinar novamente. “Esta nova dose irá garantir uma maior proteção”, resume. Outra observação importante é com relação ao público masculino: “É com a vacinação dos homens que se diminuirá também a chance das mulheres que não forem vacinadas de adquirirem a doença na gestação”, diz Nader.
AGÊNCIA SAÚDE
Como o senhor analisa a importância desta Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola, lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 9 de agosto sob o ponto de vista das crianças?
NADER - A campanha de vacinação contra a rubéola é de extrema importância para as crianças brasileiras. Enquanto presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), eu tenho a certeza de que haverá uma redução drástica no número de crianças que nascerão com rubéola congênita, contribuindo para uma queda, principalmente nas seqüelas desta doença.
AGÊNCIA SAÚDE – O número de mortes por rubéola é relativamente pequeno. Entre 1990 e 2006, foram registrados 19 óbitos no país por causa da doença. Mas a rubéola deixa outras vítimas pelo caminho: a infecção durante a gravidez que causa a Síndrome de Rubéola Congênita (SRC), responsável por danos irreparáveis como cegueira, surdez, anomalias cardíacas e retardamento mental por toda a vida.
NADER - Os dados de mortalidade registrados por rubéola congênita realmente são pequenos. Porém, muitos casos de abortamento podem estar ocorrendo por infecções de gestantes não protegidas. Nossa preocupação maior é com as conseqüências da rubéola congênita. Muitos dos casos de surdez irreversíveis são em conseqüência das infecções congênitas por rubéola. Os custos com essas crianças na área da educação e socialização são altíssimos. Em alguns casos, a surdez pode ocorrer anos após (na idade adulta). Já nos casos de cegueira por catarata congênita, há a necessidade de intervenção precoce especializada. As lesões de retina também ocorrem, levando a danos permanentes. Em muitos casos, a cegueira é irreversível. Nos casos de cardiopatia congênita, os danos só poderão ser corrigidos cirurgicamente, com risco alto de mortalidade. Além disso, várias crianças apresentam dano neurológico por encefalite, em 20% dos casos. Essas lesões levam a retardo mental e paralisia cerebral. Ao evitarmos a doença por meio da vacinação, reduziremos drasticamente os números de crianças seqüeladas, melhorando a qualidade de vida da população.
AGÊNCIA SAÚDE – Quais são os perigos para a saúde de quem contrai o vírus da rubéola?
NADER - Nas crianças, a doença pode causar febre, aumento dos gânglios, dor articular e raramente encefalite. O grande problema da rubéola é quando a gestante adquire a doença e infecta o feto. É quando ocorre a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), com danos irreparáveis como cegueira, surdez, anomalias cardíacas e retardamento mental por toda a vida.
AGÊNCIA SAÚDE – Por que mesmo quem já foi vacinado deve tomar a vacina novamente?
NADER - Esta nova dose irá garantir uma maior proteção.
AGÊNCIA SAÚDE – Embora a campanha seja focada na população de 12 a 39 anos, quais podem ser as reações adversas (efeitos colaterais) para as crianças ao tomarem a vacina, já a que a mesma está incluída no calendário da vacinação?
NADER – Normalmente, não existem efeitos colaterais maiores nas crianças vacinadas contra rubéola. Algumas podem apresentar um pouco de febre. Outras manifestações são realmente muito raras.
AGÊNCIA SAÚDE – Existe alguma relação entre o uso da vacina e a possibilidade de causar infertilidade?
NADER - Não existe nenhum registro na literatura médica mostrando que o uso da vacina da rubéola cause infertilidade. Essa informação não procede.
AGÊNCIA SAÚDE – Por que é considerada importante a participação do público masculino na campanha? Como sensibilizar os homens a se vacinarem?
NADER - A vacinação dos homens irá aumentar ainda mais a chance de ser eliminada a rubéola no nosso país. Não só a congênita, mas também a adquirida em crianças e adultos. A vacinação dos homens também diminui a chance das mulheres que não forem vacinadas de adquirirem a doença na gestação.
AGÊNCIA SAÚDE – Mulheres grávidas podem tomar a vacina? Se ela tomar e só depois descobrir que está grávida, o que fazer?
NADER - A vacina da rubéola é contra-indicada na gestação por ser feita com vírus atenuado. No entanto, se ela for vacinada acidentalmente, o Sistema de Vigilância Epidemiológica orienta essas mães e promove um controle durante a gestação. Nestes casos, o Posto de Saúde sabe como encaminhar estas gestantes.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
MEC reconhece legalidade do curso de pós-graduação em Quiropraxia

Depois de receber denúncia do Sindicato dos Quiropraxistas do Rio Grande do Sul (SindiQuiro) contra o curso de pós-graduação em Quiropraxia para fisioterapeutas oferecido pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior, averiguou as denúncias e concluiu a legalidade do curso.
O sindicato alegava que a universidade não poderia ministrar aulas fora da cidade de Ribeirão Preto ou Guarujá, onde funcionam as sedes da instituição. Além disso, questionou a parceria técnico-científica e administrativa da Unaerp com o grupo Physion e a formação do corpo docente do curso.
Todas essas alegações foram rebatidas pelo Coordenador Geral de Orientação e Controle de Educação Superior do MEC, Jorge Augusto Pereira Gregory, que afirmou que “inexiste na legislação obrigatoriedade da oferta de pós-graduação lato sensu na sede da Insitutição de Educação Superior e/ou a curso de graduação pré-existente. Inclusive o Parecer CNE/CES n° 852/2001 diz que a Resolução CNE/CES n° 01/2007 não faz distinção entre cursos na sede e fora da sede, e tampouco há esta distinção na resolução atual, podendo ser exercido livremente este direito pelas instituições credenciadas junto ao Sistema Federal de Educação”. Com relação às parcerias e ao quadro de professores, o coordenador declara que as parcerias administrativas e técnico-científicas “foram devidamente informadas ao órgão censor do Ministério da Educação, apenas em caráter pro forma, uma vez que a legislação vigente não indica esta obrigatoriedade”.
“Com relação ao Corpo Docente para a administração das aulas, a Instituição enviou a este Ministério cópia do Projeto de Curso e do currículo Plataforma Lattes dos profissionais envolvidos, que possuem a devida formação para o exercício da atividade nna pós-graduação lato sensu nos termos da legislação vigente”, afirmou o coordenador do MEC.
Assim, o MEC concluiu “não haver qualquer irregularidade na oferta do curso de pós-graduação lato sensu em Quiropraxia ofertado pela Universidade de Ribeirão Preto, por tratar-se apenas de atualização de conhecimentos para atender demandas do mercado de trabalho em geral, na forma de educação continuada”.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES :
Clique aqui para ler a íntegra da denúncia do sindicato;
Clique aqui para a manifestação da UNAERP ao Ministério da Educação;
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Crefito-SP fiscaliza atividade de Quiropraxia

O Crefito-SP vem recebendo várias denúncias sobre pessoas não habilitadas que estariam usando técnicas de quiropraxia para atender pacientes. A quiropraxia é uma especialidade da Fisioterapia, conforme a Resolução Coffito nº 220, de 05/06/2001. O exercício ilegal da profissão de fisioterapia e terapia ocupacional é contravenção penal e pode colocar em risco a vida dos pacientes. Devido a esse fato, o Crefito-SP intensificará a fiscalização sobre estabelecimentos que ofertam quiropraxia sem que tal atividade seja praticada por pessoa devidamente habilitada.
Leia o texto (abaixo) sobre a Conduta do Crefito-SP na fiscalização da atividade de Quiropraxia
DA CONDUTA DO CREFITO-SP NA FISCALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE QUIROPRAXIA
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo – CREFITO-SP vem recebendo várias denúncias de que pessoas não habilitadas pelo Estado estariam atendendo pacientes, usando técnicas de quiropraxia, uma das especialidades da Fisioterapia. O CREFITO-SP informa população que a quiropraxia, como modalidade de massoterapia e técnica de manipulação de pacientes, deve ser realizada no Estado de São Paulo por Fisioterapeutas ou Terapeutas Ocupacionais inscritos no CREFITO-SP. A lista de todos os profissionais habilitados pode ser encontrada no “site” www.crefitosp.gov.br. O CREFITO-SP alerta os alunos e egressos de cursos de graduação em quiropraxia para o fato de que as instituições de ensino superior possuem autonomia para ofertar qualquer curso, inclusive com o reconhecimento pelo Ministério da Educação. No entanto, ter um diploma não garante ao egresso o direito ao exercício em áreas de profissões regulamentadas. A Constituição Federal estabelece em seu art. 5º, inciso XIII: é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.No entanto, o Decreto-lei nº 938 de 13/10/1969 cria as profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, estabelecendo:
Art. 1º. É assegurado o exercício das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, observado o disposto no presente.Art. 2º. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, diplomados por escolas e cursos reconhecidos, são profissionais de nível superior.Art. 3º. É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
A Lei nº 6.316/75 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para normatizar e fiscalizar o exercício dessas profissões. Fica estabelecido no art. 12 da referida lei:
Art. 12 - O livre exercício da profissão de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional em todo território nacional, somente é permitido ao portador de Carteira Profissional expedida por órgão competente.
Parágrafo único. É obrigatório o registro nos Conselhos Regionais das empresas cujas finalidades estejam ligadas à Fisioterapia ou terapia ocupacional, na forma estabelecida em Regulamento.
Assim, apenas os profissionais que concluíram os cursos de graduação em Fisioterapia ou Terapia Ocupacional, reconhecidos pelo MEC e inscritos o CREFITO-SP, podem exercer essas profissões no Estado de São Paulo.A Lei nº 6.316/75 em seu art. 5º, II, autoriza o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a normatizar os atos privativos dessas profissões. Em função desse poder normativo, o COFFITO editou a Resolução nº 08/1978, especificando os atos privativos dos profissionais. Já a Resolução COFFITO nº 220, de 05/06/2001, reconhece a Quiropraxia e a Osteopatia como especialidades do profissional Fisioterapeuta:
Art. 1º: Reconhecer a Quiropraxia e a Osteopatia como especialidades do profissional Fisioterapeuta;
Além dos diplomas de graduação, o CREFITO-SP registra na carteira dos profissionais os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado reconhecidos pela Capes nos termos da Resolução CNE/CES nº 01/2001) e os certificados lato sensu (especialização – Resolução CNE/CES nº 01/2007) oferecidos legalmente (Lei nº 9.394/96, art. 44). Para divulgar a sua qualificação profissional, o Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional precisa primeiro registrar os diplomas e certificados no CREFITO (Resoluções COFFITO nº 207 e 208, ambas de 2000).O CREFITO-SP alerta os profissionais para o fato de que apenas instituições de ensino superior (Lei nº 9.394/96, arts. 44/46) ou instituições especialmente autorizadas pelo MEC podem atuar no ensino superior (ver lista completa em www.mec.gov.br). Os cursos de graduação são autorizados e avaliados pelo MEC de acordo com as regras estabelecidas nos Decretos nºs 2.207/1997 e 5773/2006. Lista completa dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional autorizados pelo MEC pode ser encontrada no “site” www.crefitosp.gov.br. As diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Fisioterapia (Resolução CNE/CES nº04/2002) e Terapia Ocupacional (Resolução CNE/CES nº 06/2002) podem ser encontradas nos “links” http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf e http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES062002.pdf.
Os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) são autorizados e avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes). Lista completa desses cursos pode ser obtida no “site” www.capes.gov.br.As instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC possuem autonomia para ofertar livremente cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) em todo o território nacional. Em alguns casos, o MEC também autoriza outras instituições a ofertarem alguma especialização em locais específicos (ver no “site” www.mec.gov.br a lista desses cursos). Esses cursos de especialização podem ser avaliados pelo MEC na ocasião do credenciamento da instituição. Qualquer pessoa ou instituição pode ofertar cursos livres, mesmo não sendo instituição autorizada pelo MEC. No entanto, esses certificados não possuem valor legal como comprovante de qualificação profissional. Desta forma, o profissional não pode anunciar os cursos livres como comprovante de sua qualificação profissional e/ou acadêmica.
O exercício ilegal da profissão de fisioterapia e terapia ocupacional é contravenção penal (art. 47 do Decreto-lei nº 3.688/41). O atendimento à população por uma pessoa não habilitada nem fiscalizada pelo Estado pode colocar em risco a vida dos pacientes.
Nesse sentido é que o CREFITO-SP intensificará a fiscalização sobre estabelecimentos que ofertam quiropraxia sem que tal atividade seja praticada por pessoa devidamente habilitada, notificando-os a se absterem de tal prática.
Beeeijos e Abraços
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
O prazo de inscrição para o III Prêmio SAÚDE!foi prorrogado para o dia 24 de setembro.Participe desta premiação, que visa estimular as melhores iniciativas em prol da qualidade de vida no Brasil. E tenha a chance de ver seu trabalho reconhecido pelos nossos maiores especialistas, com divulgação para mais de 700 mil leitores da revista SAÚDE!, publicada pela Editora Abril.
A HORA É ESTA! INSCREVA-SE ATÉ 24 DE SETEMBRO
ACESSE O SITE ABAIXO PARA MAIORES INFORMAÇÕES :
http://saude.abril.com.br/premiosaude/2008/

quinta-feira, 28 de agosto de 2008
31º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte
“DA TEORIA À PRÁTICA: DO FITNESS AO ALTO RENDIMENTO”
São Paulo, 9, 10 e 11 de Outubro de 2008

PARA MAIORES INFORMAÇÕES
ENTRE NO SITE ABAIXO :
http://www.celafiscs.org.br/simposio/simposio.php
BEEIJOS E ABRAÇOS
terça-feira, 26 de agosto de 2008
CURIOSIDADES : Célula-tronco trata fraqueza muscular
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
CURIOSIDADES : Técnica postural é a melhor opção para dor crônica nas costas
Técnica ensina a sentar, ficar em pé e caminhar corrigindo coordenação e postura. Um novo estudo realizado por cientistas britânicos revela que incentivar a boa postura por meio da chamada Técnica de Alexander pode ser a melhor opção para aliviar a dor crônica nas costas. Até antes dessa pesquisa, havia poucos indícios de que a técnica - que ensina os pacientes a se sentar, manter-se de pé e caminhar observando sua própria coordenação motora e sua postura - fosse eficiente no longo prazo. No estudo, publicado na publicação científica British Medical Journal, pesquisadores das universidades de Bristol e Southampton contaram ter testado, por um ano, diferentes tratamentos em 463 pacientes que sofriam de dores crônicas nas costas. Ao final do período, aqueles que haviam passado por 24 sessões da Técnica de Alexander passaram a sofrer de dores nas costas em média três dias por mês. Já aqueles que receberam seis sessões da técnica tiveram em média 11 dias de dores nas costas por mês, diz a pesquisa. Um grupo que recebeu massagens teve dor durante 14 dias por mês e outro, que recebeu tratamento médico convencional - com consultas regulares, analgésicos e alguns tipos de exercício - teve dor nas costas em média 21 dias por mês. Abordagem individual Na Grã-Bretanha, calcula-se que cerca de metade da população já sofreu de dor nas costas. "As lições da Técnica de Alexander oferecem uma abordagem individual para desenvolver habilidades que ajudam as pessoas a reconhecer, entender e evitar hábitos ruins que afetam a postura e a coordenação neuromuscular", afirmou a pesquisadora que coordenou o estudo, Debbie Sharp. "(A técnica) pode reduzir as dores nas costas limitando os espasmos musculares, corrigindo a postura muscular, melhorando a coordenação e a flexibilidade e descomprimindo a espinha." Dries Hettinga, gerente de pesquisas da organização britânica Back Care, que oferece apoio e conselho a pessoas com dor nas costas, disse que o estudo preenche uma lacuna sobre os benefícios de longo prazo do tratamento. "Há poucas evidências sobre a eficiência da Técnica de Alexandre, portanto o estudo é bem-vindo. A técnica é algo que recomendamos, e o retorno que temos é bom", afirmou. "Mas eu diria que pode não ser eficiente para todas as pessoas. Dores nas costas variam de pessoa para pessoa, e normalmente é necessária uma combinação de coisas para aliviá-la."
beijos e abraços :]
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Campanha pela Valorização da Saúde foi um sucesso!
No último dia 9 de agosto, o Crefito-SP realizou a Campanha de Conscientização Populacional pela Valorização da Saúde em cerca de 60 cidades do Estado de São Paulo. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e associações promoveram a campanha em local de grande circulação de sua cidade, com atividades para a população, palestras, orientações, avaliações posturais e distribuição de material informativo sobre as profissões. Mais de um milhão de folders explicativos e panfletos foram distribuídos, produzidos com o apoio da Universidade Paulista (Unip) e da Universidade Nove de Julho (Uninove).
Na capital paulista, o evento foi realizado na Estação Sé do Metrô, com apoio da Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), e no Parque Ibirapuera, com apoio da Universidade São Camilo.
Na Sé, professores, profissionais e alunos da Fisioterapia atenderam os usuários do metrô com uma análise respiratória contra o tabagismo. O atendimento consistia em avaliar o perfil e os sinais vitais do entrevistado e realizar testes com inspirômetro de incentivo, com bexiga e de fadiga. Além disso, o usuário era orientado sobre o trabalho do fisioterapeuta.
No Ibirapuera, a equipe de fisioterapeutas fez avaliação postural e avaliação dos pés (podoscopia). Já a equipe de terapeutas ocupacionais fez avaliação de preensão e teste de memória.
Somente na cidade de São Paulo, foram atendidas mais de 7 mil pessoas. O objetivo foi atingido na medida em que a população foi informada sobre seu direito à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida, além da avaliação da saúde funcional dos cidadãos paulistanos. Também foi um modo de mostrar às autoridades políticas a urgência de se ampliar os serviços de fisioterapia na rede pública de saúde. O presidente do Crefito-SP, Dr. Gil Lúcio Almeida, explica que se o governo oferecesse meia hora de atendimento de fisioterapia por ano a cada um dos brasileiros, pagando o piso salarial a cada profissional, ele gastaria R$ 2 bilhões, um valor seis vezes menor do que os R$ 12 bilhões gastos pelo governo em 2007 com auxílio-doença a trabalhadores afastados. “Não temos a menor dúvida quanto à redução significativa da demanda por esses recursos de auxílio-doença se o governo implementar uma política ampla de oferta dos serviços dos profissionais da saúde”, diz.
A campanha continua. No dia 11 de outubro, em comemoração pelo Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, o Crefito-SP realizará o evento e vai buscar a adesão de outras cidades, além de implantar outros postos na cidade de São Paulo.
Breve estaremos disponibilizando no site a cobertura da Campanha em outras cidades do Estado. Aguarde!
Veja as footos :
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
DICAS : Doe Sangue . Doe Vida .
O que é preciso para doar:
É preciso saber:
Não existe substituto para o sangue.Seu sangue jamais será vendido.Quem doa sangue uma vez não é obrigado e nem tem necessidade de doar sempre.Um doador pode doar sangue até quatro vezes por ano.Doar sangue não engorda, não emagrece, não afina nem engrossa o sangue, não vicia e faz bem para a consciência.O doador tem o direito de receber um atestado médico e a carteirinha de doador.
Preparação para doação:
Dormir bem a noite anterior à doação.Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação.Não estar em jejum. Pela manhã você pode tomar café normalmente.Após almoço ou jantar, aguarde 3 horas.
Como é a doação:
A coleta é feita com material descartável.A doação de sangue não dói.Não há riscos de adquirir doenças.Após doar sangue, o doador volta às atividades normais.Ao doar sangue, você vai ser orientado e acompanhado por experientes profissionais de saúde.
É seguro doar sangue:
Antes da doação, o candidato será avaliado e somente doará se estiver em condições.A quantidade de sangue doada é de aproximadamente 450 ml.O sangue doado passa por exames laboratoriais.Todo material usado é descartável.Todo sangue retirado é reposto pelo organismo.A coleta é realizada em ambiente limpo, confortável e acolhedor.
Atenção:
Quando for doar sangue lembre-se de responder corretamente às perguntas durante a entrevista. O sangue seguro começa com as informações.
Para maiores informações entre no site abaixo :
http://www.prosangue.sp.gov.br
terça-feira, 12 de agosto de 2008
campanha de vacinação contra rubéola
Brasil supera meta do primeiro dia da campanha de vacinação contra rubéola
Para o Ministério da Saúde, os números indicam o engajamento da população na luta para eliminar a doença do país
No primeiro dia da campanha de vacinação contra rubéola, o Brasil superou em 40% a meta inicial do trabalho que começou hoje e se prolonga até o dia 12 de setembro. Até o momento, foram imunizadas contra a doença 10,2 milhões de pessoas, ou seja, 14,56% da população alvo. Neste primeiro dia, a previsão era de que 10% dos brasileiros que devem ser vacinados fossem atingidos. A meta do Ministério da Saúde é estender a cobertura vacinal para 70 milhões de brasileiros, principalmente os homens com idades de 20 a 39 anos. “Trata-se de um resultado importante para um trabalho que está apenas em seu primeiro dia. Tivemos um movimento expressivo nos postos de saúde, o que demonstra a vontade do cidadão de eliminar esta doença de vez do país”, disse o secretário da Vigilância em Saúde, Gerson Penna.
Os Estados que apresentaram melhor desempenho neste sábado foram Santa Catarina (com a superação de 28,24% da meta estadual), Sergipe (23,59%), Ceará (21,02%), Pernambuco (20,51%), Mato Grosso do Sul (19,6%), Espírito Santo (19,32%), Mato Grosso (18,69%), Paraíba (17,24%) e Piauí (17,23%). Do ponto de vista regional, os números mais positivos são os do Sul (17,55% da população alvo), seguidos pelo Centro-Oeste (15,36%), Nordeste (14,99%), Sudeste (13,89%) e Norte (11,07%). A coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) destaca que estes números são parciais, sendo que os dados de 406 municípios ainda não foram contabilizados. Quem ainda não tomou sua dose pode fazê-lo nos próximos dias, para tanto basta procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa.
A adesão por sexos também superou as expectativas do Ministério da Saúde. Mais de 4 milhões de homens tomaram a vacina contra a rubéola, o que representa 12,10% da população masculina que deve ser imunizada. No caso das mulheres, este percentual sobe para 16,97%, em torno de 6 milhões de pessoas. Os dados indicam uma participação maior dos indivíduos do sexo masculino nos seguintes estados: Santa Catarina (25,27%), Mato Grosso do Sul (17,48%) e Espírito Santo (17,17%). As mulheres se destacaram também em Santa Catarina (31,23%), Sergipe (29,50%) e Rio Grande do Sul (28,64%).
POLIOMIELITE – O balanço da campanha de vacinação da poliomielite, que também aconteceu hoje, indicou o êxito do trabalho coordenado pelo Ministério da Saúde com o apoio dos Estados e dos Municípios. Até o fim da tarde deste sábado (9), foram imunizados 5.956.796 crianças de até cinco anos. O total representa 37,6% da população alvo. A cobertura foi maior nos seguintes estados: Sergipe (45,89%), São Paulo (43,38%), Goiás (43,28%), Bahia (42,67%) e Piauí (42,08%).
Para maiores informações entre no Site abaixo :
http://www.brasillivredarubeola.com.br/
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Campanha no Metrô mostra os benefícios da Fisioterapia no Trabalho
A partir de 1° agosto, o metrô na cidade de São Paulo passa a circular com uma campanha, promovida pelo Crefito-SP, para mostrar os benefícios da Fisioterapia no Trabalho.
O objetivo da campanha é mostrar que a presença do fisioterapeuta nas empresas promove saúde e bem-estar aos funcionários, além de prevenir doenças que poderiam resultar em afastamentos e conseqüentes prejuízos.
Apenas com auxílio-doença, pago aos trabalhadores que ficam mais de 15 dias afastados, o Governo Federal gasta R$ 12,5 bilhões por ano. Com a oferta dos serviços de Fisioterapia na empresa, os afastamentos diminuem consideravelmente e, conseqüentemente, a produtividade melhora.
O fisioterapeuta identifica os possíveis fatores causadores de disfunções motoras. A partir dessa identificação, ele planeja e implementa várias ações visando a prevenir a ocorrência dessas disfunções e ao mesmo tempo promover o bem-estar dos funcionários. Esse profissional também realiza uma avaliação física em cada empregado para identificar possíveis predisposições e/ou disfunções já instaladas. A partir dessa avaliação são também propostas e implementadas ações visando à promoção ou reabilitação da funcionalidade dos mesmos.
Para maiores dúvidas entre no site abaixo :
http://www.crefito.com.br/imp/metro/fisionotrabalho.html
terça-feira, 5 de agosto de 2008
"Virada Cultural pela Amamentação na CRS Leste"
08 de Agosto de 2008
"Virada Cultural pela Amamentação na CRS Leste"
Essa ação vale OURO!
PROGRAMAÇÃO
Local: UNICASTELO Ginásio Poliesportivo Rua: Carolina Fonseca nº. 453 - Itaquera
8h00: Inscrições / Café
8h30: Mesa de Abertura
9h00: Aleitamento Materno na CRS Leste: Contexto Histórico
9h30: Apresentação Cultural Equipe 1
9h45: Apresentação Cultural Equipe 2
10h00: Apresentação Cultural Equipe 3
10h15: Apresentação Cultural Equipe 4
10h30: Apresentação Cultural Equipe 5
10h45: Apresentação Cultural Equipe 6
11h00: Apresentação Cultural Equipe 7
11h30: Desfile dos blocos e Alas de apoio à mulher. Nestes, os funcionários estarão fantasiados de: Gestantes, Bebês, Pais, Nutrizes, Avós, Rede Social e Profissionais de Saúde
12h45: Premiação; Lanche e Encerramento
Publico
- Assessores Técnicos das Supervisões Técnicas de Saúde.
- Gerentes e Funcionários das Unidades de Saúde.
- Técnicos das SUVIS envolvidos na temática.
- Representantes dos Conselhos Gestores das Supervisões e Or.
- Técnicos das Unidades Hospitalares envolvidos na temática.
- Representantes das Instituições Parceiras da região.
- Representantes de munícipes envolvidos nos trabalhos das Unidades.
terça-feira, 29 de julho de 2008
segunda-feira, 21 de julho de 2008
terça-feira, 8 de julho de 2008
quinta-feira, 3 de julho de 2008
CURIOSIDADES :
Cafeína em altas doses pode impedir a esclerose múltipla
A cafeína em altas doses pode impedir a esclerose múltipla, segundo os resultados de pesquisas realizadas em ratos publicados nesta segunda-feira.
Esta descoberta pode abrir caminho para novos métodos de prevenção e tratamento da doença em humanos.
Os pesquisadores constataram que os ratos que consumiram o equivalente a seis ou oito xícaras de café por dia não desenvolveram o equivalente à doença em humanos.
A cafeína impede a adenosina - um dos quatro componentes de base do DNA - de se ligar a um catalisador desta molécula nos ratos.
A adenosina desempenha uma papel chave na bioquímica do sono, do despertar e da transferência de energia.
Quando a adenosina não pode se ligar a este catalisador, impede alguns glóbulos brancos de desempenhar um papel central nas respostas imunológicas do corpo porque não podem alcançar o sistema nervoso central e desencadear uma série de reações, levando a uma encefalomielitis autoinmune experimental (EIE). A EIE é a doença modelo animal para a esclerose múltipla.
"É uma descoberta totalmente surpreendente que pode ser muito importante para a pesquisa sobre a esclerose múltipla e outras doenças", reconheceu Linda Thompson, especialista em câncer da Oklahoma Medical Research Foundation, uma das principais autoras deste trabalho, divulgado nas Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS) de 30 de junho.
Este avanço é também promissor para as doenças auto-imunes como o lupus e o reumatismo, nas quais o sistema imunológico ataca as células do organismo.
Embora promissoras, estas pesquisas ainda precisam ser aprofundadas para uma prevenção mais eficaz contra a esclerose múltipla, destacou Thompson.
Fonte: AFP
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Pesquisa
O I Censo dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado de São Paulo realizado pelo Crefito-SP já está disponível para consulta. A Fundação Vunesp, contratada para fazer a pesquisa, recolheu e analisou 26.970 questionários preenchidos. O censo traz informações sobre a formação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, sobre as principais áreas de atuação, sobre a renda familiar, os hábitos culturais e outros dados que poderão contribuir para ações direcionadas ao desenvolvimento da profissão.
Pelo censo é possível saber, por exemplo, que 71,1% dos fisioterapeutas e 61,6% dos terapeutas ocupacionais já fizeram pós-graduação lato sensu e que 10,1% dos fisioterapeutas e 14,1% dos terapeutas ocupacionais já fizeram pós-graduação stricto sensu. A pesquisa também nos informa que as duas primeiras especialidades mais atendidas pelos fisioterapeutas são reumatologia e clínica geral e pelos terapeutas ocupacionais são reumatologia e educação especial.
Clique no link aqui abaixo para ver a pesquisa :
http://www.crefito.com.br/imp/sitecrefito/censo.pdf
Beeijos e Abraços
terça-feira, 24 de junho de 2008
Entrevista com o Coordenador do curso de Fisioterapia do campus São Paulo Adriano Ribeiro
Empregabilidade e formação do fisioterapeuta
Em 30 anos de reconhecimento legal, a Fisioterapia teve crescimento notável em vários aspectos, mas a empregabilidade ainda é nó górdio da profissão. No mercado sobra trabalho, mas deve-se deixar para trás a idéia de que a Fisioterapia é atendimento elitizado, restrito aos que podem pagar. Atualmente, é real a possibilidade de inserção dos fisioterapeutas em todo o Brasil, num verdadeiro processo de interiorização da Fisioterapia, como por exemplo, o fisioterapeuta dentro do Programa Saúde da Família, se o Ministério da Saúde for sensível a essa necessidade social. Em entrevista, o professor Adriano Freitas Ribeiro, coordenador do curso de Fisioterapia da Unicastelo campus São Paulo, defende a importância de ingressar no mercado de trabalho logo após a formação, com o objetivo de adquirir e aprimorar as experiências obtidas durante o curso. Além disso, o recém-formado não deve se submeter a remuneração abaixo do piso salarial, primando assim pela manutenção da dignidade.
A Entrevista:
Unicastelo -- Como é o mercado de trabalho para esse profissional? Onde ele pode atuar? Adriano Ribeiro -- É importante salientar que o mercado de trabalho está em expansão e necessita de profissionais que apresentem características multifuncionais específicas da área. Para tanto, é inexorável a atuação estratégica na formação dos profissionais, abrangendo a questão da saúde no seu sentido mais amplo, ou seja, através de ações promotoras de saúde física, social e mental de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Desta maneira, o fisioterapeuta pode atuar em clínicas de reabilitação, hospitais, asilos, indústrias, UBS (Unidade Básica de Saúde), atendimento domiciliar, escolas, creches, clubes esportivos, spas, clínicas de estética, dentre outras áreas.
Unicastelo -- Existe uma característica principal para ser um bom fisioterapeuta?Adriano Ribeiro -- A principal característica de um bom Fisioterapeuta é a capacidade de proporcionar bem estar às pessoas, através do conhecimento das técnicas específicas, da dedicação e a necessidade de busca contínua de aprimoramento, atuando como profissional de extrema importância para a sociedade. O fisioterapeuta deve estar em sincronia com as necessidades do mercado de trabalho, buscando proporcionar, a todo o momento, aquilo que as pessoas podem ter de melhor que é a saúde. É necessário o engajamento do fisioterapeuta atuando como gestor político na esfera municipal, estadual e federal do país, com o objetivo de fortalecer a categoria no âmbito nacional e desenvolver projetos para a melhoria da saúde. Deve atuar de forma ética, politicamente participativa nas decisões referentes à classe profissional.
Unicastelo -- Qual a média salarial do profissional?Adriano Ribeiro -- A média salarial varia de R$ 1,285 mil (piso salarial, por 30 horas semanais) a R$ 4 mil por mês, porém, pode variar de acordo com as possibilidades de trabalho de cada um, podendo atingir a patamares superiores a R$ 10 mil mensais.
Unicastelo – O senhor poderia falar um pouco sobre o curso de Fisioterapia da Unicastelo? Adriano Ribeiro -- O curso de Fisioterapia da Unicastelo teve início em 1998 e a primeira turma se formou em 2001. O curso tem duração de quatro anos e a grade curricular é composta de quatro mil horas com disciplinas que estão dispostas em ciclos de formação básica, pré-profissionalizante e profissionalizante, ministradas em salas de aula (teoria) e laboratórios (prática). Os alunos que procuram a Unicastelo para obter a formação em Fisioterapia geralmente ouviram de algum familiar, pacientes ou de amigo, comentários sobre os atendimentos oferecidos pela Clínica de Fisioterapia, o que desperta o interesse pela profissão. Também existem candidatos ao curso que possuem formação em outras áreas tais como Educação Física, Enfermagem, Odontologia entre outras, que procuram uma segunda formação com o intuito de aprimorar conhecimentos, possibilitando melhor desempenho no mercado de trabalho.
Unicastelo -- O que o aluno aprende durante o curso? Ele faz estágio?Adriano Ribeiro -- O aluno no decorrer da formação aprende desde os conceitos de origem da espécie humana, desenvolvimento e funcionamento celular, o funcionamento normal e as desordens que podem ocorrer, e principalmente as formas de intervenção Fisioterapêutica, objetivando o restabelecimento das funções. Atua também de forma preventiva e na promoção da saúde, sendo que o aluno tem suporte específico para realizar as orientações domiciliares, devido à necessidade de continuidade de atendimento na atividade de vida diária do paciente. Nossos alunos realizam estágios nas áreas de ortopedia, pediatria, neurologia adulto, hidroterapia, geriatria e UTI (adulto e infantil). Os contatos com as clínicas específicas iniciam no primeiro semestre, proporcionando formação progressiva de conhecimentos, tornando-o apto para o exercício pleno da profissão. Dentre os diferenciais do curso de Fisioterapia da Unicastelo, podemos citar os trabalhos de promoção da saúde realizados de forma interdisciplinar com participação de outros cursos da área da saúde em instituições da região, proporcionando aos alunos vivências práticas que os aproximam da realidade da sociedade adjacente à universidade e experiências de trabalho em equipe, fator imprescindível para a formação de qualquer profissional da saúde.
Unicastelo -- Quais são as alternativas depois de formado?Adriano Ribeiro -- Atualmente, o fisioterapeuta após concluir a formação pode trabalhar como profissional autônomo, prestador de serviço, ou contratado, na área de reabilitação, prevenção, promoção da saúde, carreira docente/pesquisador. Não podemos deixar de levar em consideração que devido à possibilidade de exercer as atividades em diferentes áreas da saúde, o fisioterapeuta pode ser empreendedor e criar empresas, que são fontes geradoras de emprego e desenvolvimento para este importante segmento da sociedade. O profissional que compreende e realiza com efetividade todo o processo fisioterapêutico, está seguro para ser um profissional de primeiro contato, no qual o paciente procura o fisioterapeuta diretamente, sem ser necessariamente encaminhado por outro profissional. Existem benefícios tais como: redução de custo para o sistema de saúde, valorização científica e financeira do serviço, mudança de paradigma que anteriormente era centrada no médico e confiança do paciente no fisioterapeuta.
Beeijos e abraços












